Conheça a Diretoria Adjunta: Ana Beatriz Junqueira Munhoz

Por uma questão ideológica, a francana Ana Beatriz Junqueira Munhoz, de 28 anos, resolveu cursar Direito. “Comecei a me interessar pelo Direito quando estava no 2º Colegial, pois eu realmente acreditava que poderia um dia ‘mudar o mundo’. Nessa época, com a minha pouca vivência, já tinha percebido que a realidade de muitas pessoas não era justa e por isso resolvi fazer faculdade de Direito, para combater as injustiças. Posso não ter mudado o mundo, mas acredito que consegui fazer a diferença no mundo particular de algumas pessoas”, disse a advogada, que se formou em 2014 pela Faculdade de Direito de Franca e é diretora adjunta da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2019/2021.

Em 2015, após ser aprovada no Exame de Ordem, Ana Beatriz já possuía um blog jurídico, chamado Coisas que todo cidadão deve saber. “A página virtual tinha por finalidade levar conhecimentos jurídicos para a população com uma linguagem simples e foi então, que percebendo os grandes números de feminicídios e violências contra as mulheres, que passei a atuar no combate à violência contra as mulheres e na garantia dos direitos das mulheres junto a alguns grupos da nossa cidade, como Conselho Municipal da Condição Feminina, Mulheres do Brasil, entre outros. Assim passei a frequentar a OAB, que é uma instituição que luta pela justiça social e que possui um papel muito importante perante a nossa sociedade”, disse Ana Beatriz, ressaltando que teve a oportunidade de ver o surgimento de uma comissão exclusiva para combate à violência contra a mulher na OAB Franca, ao lado da amiga Dra. Najara Lima, presidente da comissão.

Em sua atuação junto à Diretoria Adjunta, a advogada espera colocar em prática muitos projetos. “Desde o início tive planos relacionados à valorização da mulher advogada, de forma a acolher todas as suas demandas como a maternidade, o combate a diferenças salariais no caso da advogada (e estagiárias) contratadas, a garantia das prerrogativas, bem como o exercício da advocacia livre de qualquer tipo de violência ou discriminação”, completou.

MAIS PROJETOS

A acessibilidade do prédio da OAB Franca para idosos e pessoas com deficiência e a construção de um espaço para crianças durante a realização de eventos também consta da pauta a ser concretizada pela advogada. “Percebemos também algumas dificuldades em relação ao peticionamento eletrônico, além de outras reivindicações dos advogados de Franca, que merecem qualidade e eficiência nos serviços prestados pela OAB. Posso garantir que nessa gestão estamos trabalhando muito para suprir todas as demandas.”

Ana Beatriz ressalta ainda os resultados obtidos pelos primeiros 100 dias da gestão 2019/2021 da OAB Franca. “O início dos trabalhos dessa gestão foi de muito trabalho e dedicação, tivemos muitas reuniões, as comissões organizaram eventos com temas muito importantes para a comunidade em geral, tivemos também a Feijoada da OAB, que foi maravilhosa e que contribui para a união da classe, enfim, a minha avaliação é de que foram 100 dias muito produtivos. Estou realmente satisfeita em trabalhar com pessoas tão comprometidas.”

Ana Beatriz Junqueira é casada com Gabriel Souza e tem uma filha, Ana Carolina, de 8 anos.