Conheça a Diretoria Adjunta: Rafaela Pinto da Costa Bezerra Cunha Sousa

Formada pela Faculdade de Direito de Franca em 2011 e com especialização em Direito Penal e Processual Penal, a advogada Rafaela Pinto da Costa Bezerra Cunha Sousa, de 32 anos, é diretora adjunta da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Franca. Natural de São Paulo, mas morando em Franca desde muito nova, ela começou a se interessar pelo ramo jurídico com 14 anos. “Na época da Guarda Mirim, já trabalhava como secretária em um escritório de advocacia.

E foi aí que começou meu interesse. Nesses últimos 17 anos não fiz outra coisa senão trabalhar com Direito. Ora como secretária, depois estagiária e hoje sócia de um grande advogado e professor da cidade, Dr. Edson Junqueira. E juntos nos últimos 10 anos já atuamos em centenas de processos, com vitórias consideráveis”, disse Rafaela.

A advogada, que atua nas áreas de Direito Público, Civil e Penal, possui uma ampla história junto à OAB Franca. “Minha trajetória junto à instituição começou enquanto eu ainda era estudante de direito. Assistia a várias palestras e conhecia os advogados que faziam parte das diretorias. Com minha graduação na faculdade, ingressei na Comissão da Jovem Advocacia”, revelou.  Um ano após o ingresso, tornou-se secretária da Comissão da Jovem Advocacia (Triênio 2013/2015).

“Em 2016, o Dr. Marlon Rodrigues me convidou para ser a Coordenadora. E cumpri todo meu mandato, sempre visando o melhor para classe, especialmente para os jovens. Novamente fui surpreendida quando, em 2018, o Dr. Marcelo Noronha me convidou a compor a Diretoria Adjunta da OAB Franca no triênio 2019/2021. Fiquei muito feliz e realizada”, disse Rafaela.

PLANOS E PROJETOS

A advogada afirma que tem muitos projetos para colocar em prática durante toda a sua gestão. “Por toda minha vida meu sonho é ser advogada e trabalhar pela classe. Hoje estou quase realizada, ainda faltam alguns degraus, mas de passo a passo, vamos conquistando. Eu, juntamente com todos meus amigos diretores, tenho muitos planos para a OAB Franca. Particularmente, pretendo trazer um pouco de cultura para nossas rodas de conversa e estudos. Faço parte da Comissão de Eventos e Cultura e, juntamente com Dr. Ademir de Oliveira, pretendemos trazer e aflorar muitos talentos da advocacia no campo da cultura”, disse. Rafaela também almeja atuar no melhoramento da carreira para os mais jovens, trazendo, incentivando e apoiando esses novos profissionais, juntamente aos demais diretores.

Outro trabalho efetivo de Rafaela na OAB é a comissão OAB Vai à Faculdade. “Esse é um projeto muito legal do qual sou membro, que também trará muita coisa interessante aos estudantes de Direito, ao mesmo tempo em que valorizará a nossa carreira. Meu foco é o bem do advogado. Valorizando a profissão. Valorizando especialmente a mulher advogada. Outrossim, pretendo trabalhar, junto aos outros diretores, para bem maior que são os nossos assistidos (clientes), que confiam em nós e por quem nós devemos sempre oferecer o melhor serviço, a melhor técnica, a preços justos e condizentes com nosso empenho e profissionalismo.”

Quanto às atuais reivindicações dos advogados francanos, Rafaela é enfática. “Melhores condições de trabalho e valorização da carreira. Carregamos um estigma muito grave que, por vezes, mancha a carreira advocatícia, e devemos trabalhar para que isso mude, para que possamos cobrar honorários dignos de nossa capacitação, técnica e empenho. Ademais, trabalharemos para que sejamos respeitados por todas as autoridades e funcionários de todos os demais Poderes. E que possamos ser respeitados na sociedade em geral. Nossa pauta é essa valorização do advogado”.

OAB E A SOCIEDADE FRANCA

De acordo com a advogada Rafaela Pinto da Costa Bezerra Cunha Sousa, a OAB tem uma importância fundamental na sociedade francana, pois atua como um balizador de reivindicações da sociedade, de forma a proteger o cidadão e os direitos sociais, coletivos e individuais de todos. “Nosso papel é esse: servir como um órgão opinativo (de forma efetiva), sugestivo e, por vezes, colaborativo e realizador das mudanças que queremos para nossa sociedade, e o fazemos aqui em Franca de forma real e palpável, trabalhando perante todos dos Poderes” afirma.

A advogada também celebra os trabalhos realizados nos primeiros 100 dias da gestão 2019/2021 da OAB Franca. “Posicionamo-nos frente aos principais problemas enfrentados pelo país, atuamos de forma contundente em várias frentes municipais (projetos de lei), participamos de vários eventos tanto como forma de proteger órgãos fundamentais da sociedade brasileira (como, por exemplo, pela proteção da Justiça do Trabalho e erradicação do trabalho infantil), como forma de celebrar avanços, trouxemos para perto de nós vários membros da advocacia francana que foram destaques nos últimos anos como coordenadores de Comissões. Criamos várias novas comissões (no total hoje são 56 comissões)”, disse.

Ela ressalta também os eventos festivos para comemorar o início da gestão e a forma de integração da classe. “E isso é só o começo. Ainda pretendemos fazer muito mais. Estamos aqui unidos à classe para atender a todos os anseios e pedidos.”

Rafaela é casada com Danilo da Cunha Sousa, oficial de justiça avaliador da Justiça Federal.