NOTÍCIAS todas as notícias

Nova versão do e-SAJ terá implementação gradual e com acompanhamento da advocacia paulista

O anúncio de que novidades que prometem facilitar a rotina dos advogados para peticionar e acompanhar prazos no sistema eletrônico do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o portal e-SAJ, entrariam em operação na primeira semana de fevereiro, não corresponde à realidade. A nova versão, que vem sendo implantada desde março de 2018 em várias Cortes do país, chegará em São Paulo de forma gradativa e com o devido acompanhamento da advocacia paulista.

O conselheiro estadual da OAB SP, Marcos Antonio Cabello, em nome da atual diretoria da Secional capitaneada por Caio Augusto Silva dos Santos, entrou em contato com Tribunal e recebeu informações do diretor que responde pelo processo de implantação do e-SAJ na Diretoria de Sistemas Terceirizados – 1ª Instância, Fabiano Sousa Martins, que explicou: “O projeto que trata da implantação do novo portal está sendo gerenciado pela minha diretoria, porém, não temos conhecimento de nenhum cronograma oficial publicado pelo TJSP, com previsão de implantação para o próximo mês (fevereiro), conforme texto publicado pela AASP (Associação dos Advogados de São Paulo)”.

Diante da preocupação registrada com a divulgação entre diversos advogados e advogadas, Cabello, em nome da Ordem Paulista, ponderou junto ao Tribunal que, na transição da alteração anterior com bloqueio do Java, a OAB SP só foi convidada a participar da questão tardiamente, não tendo havido tempo hábil de divulgação e treinamento para a classe, o que se pretende evitar nessa nova rodada. “Gostaríamos de discutir com o TJSP sobre essas mudanças, bem como sobre seu cronograma de liberação aos advogados, de forma que solicitamos reunião para discussão do assunto”.

A resposta do Tribunal contempla os anseios da advocacia paulista, conforme diz o diretor Martins: “Há uma nova versão do portal e-SAJ, entretanto, para implantação da mesma, existem várias ações internas, que estão sendo providenciadas pelas áreas técnicas do TJSP. Somente após conclusão dessa fase, teremos como planejar os próximos passos, inclusive, com agendamento de reunião de alinhamento junto à OAB SP para definição da estratégia de implantação”.